Carregando...

 

HomeInstituto Florestal

A Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro (EESRPQ) é uma Área Protegida no município de Santa Rita do Passa Quatro, cuja gestão e cumprimento das atribuições de manejo está a cargo do Instituto Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo. Teve sua origem ao final da década de 1930 quando vinculada à Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado, constituiu-se em um campo de demonstração do Departamento de Fomento da Produção, passando a integrar o Serviço Florestal do Estado a partir de 23 de Dezembro de 1949, iniciando período fecundo em pesquisa, experimentação, conservação e produção florestal. Localizada na região nordeste do Estado, integra a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Mogi-Guaçú (UGRHI-9). As principais atividades econômicas desenvolvidas na região de abrangência da UGRHI-9 referem-se ao setor agroindustrial, embora existam vários municípios legalmente considerados Estâncias Turísticas Hidrominerais e Climáticas, como é o caso do município sede da EESRPQ. Possui um acervo florestal único por suas coleções vivas, destacando-se principalmente pelo seu patrimônio experimental, histórico e ambiental, sendo uma das unidades experimentais pioneiras no Estado de São Paulo a investigar espécies florestais nativas. Quanto aos atributos naturais, a EESRPQ abriga fitofisionomias dos Biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, destacando ambos como áreas de importância internacional sob o conceito de hotspots, visto que se configuram como regiões biogeográficas que abrigam uma riqueza de biodiversidade regional, exposta simultaneamente aos riscos e ameaças de extinção, decorrentes de impactos ambientais antropogênicos nas áreas abrangidas.

Informações Gerais

  • Via de Acesso: Anhanguera (SP 330 ) km 241 e Rod. Zequinha de Abreu km 8,5.
  • Telefone:(19) 3582-1807
  • Área (ha):96,26
  • Latitude:21º44´06´ Lat S
  • Longitude:47º29´23´´ Long W
  • Altitude:725m
  • Clima:Clima da região se classifica como temperado macrotérmico, tipo CWaG (koppen) clima quente de inverno seco não rigoroso.
  • Temperatura: 
    – Temperatura média anual 20,8º C.
    – Temperatura média mês mais frio – 17,5º C
  • Topografia:Altitude média da unidade de 725 m, relevo regular de superfície plana, embora com alguma declividade e um pequeno vale nas nascentes de água, segundo classificação geomorfologica do Est. SP a divisão de transição entre depressão Periférica e o Planalto. Ocidental Paulista, denominada de Cuestas Basálticas.
  • Solo: Latossolo Vermelho-escuro e gradações para o Vermelho-amarelo, inclusive fase arenosa e regassol
  • Ecossistema:Mata Atlântica – Floresta Estacional Semidecidual. Reflorestamento com espécies nativas e exóticas e mata ciliar.
  • Flora: A vegetação natural da região, conforme observação nos remanescentes florestais inclusive na estação experimental e pela reconstituição apresentada pleo projeto Radam Brasil, há predominância da Floresta Estacional Semidecidual. Outra formação observada é o cerrado e o cerradão. Na estação foram implantados vários experimentos com espécies nativas e exóticas de várias procedências. Espécies em extinção: Peroba-rosa (aspidoperma polyneuron), jacarandá – paulista (machaerium villosum).
  • Turismo e Educação Ambiental:Atualmente, a Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro destaca-se pela existência de patrimônio florestal de grande valor histórico, científico e educacional, podendo ser considerada um “Museu Vivo”. Esta unidade se destaca ainda pelas características de belezas cênicas, clima aprazível e saudável e proximidade à sede do município, aspectos estes que aliados aos conhecimentos histórico, cultural e científico desenvolvido ao longo de sua existência, intrínsecos aos seus objetivos de manejo, credenciam-na naturalmente ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer contemplativo e ecoturismo. Como visitação informal, a Unidade fica aberta ao público diariamente, em locais pré-estabelecidos para caminhadas, contemplação da natureza e lazer em geral. Como visitas formais, técnicas e educativas, em locais destinados à visitação monitorada, requer agendamento prévio, com acompanhamento da equipe da Estação, normalmente em dias úteis, durante o horário das 7:00 hs às 16:00 hs. Neste sentido, a Estação pode ser considerada como “espaço educacional” do município de Santa Rita do Passa Quatro, abordando temas ambientais diversos, com destaque à biodiversidade local. Chegando em Santa Rita do Passa Quatro pela Rodovia Zequinha de Abreu, no 1º  trevo de acesso, na altura do km 8,5, pode-se avistar as florestas da Estação Experimental, dando um destaque especial à paisagem. Contemplem essa beleza!
https://estacao-pixie.s3.amazonaws.com/2018/10/Logo-Prefeitura.png
https://estacao-pixie.s3.amazonaws.com/2018/10/Histo%CC%81rias-e-Vales.png
https://estacao-pixie.s3.amazonaws.com/2018/10/Comtur.png

Estância Turística Santa Rita do Passa Quatro
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Pixie Comunicação

Login

Register

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our política de privacidade.

Already have account?

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.