Carregando...

 

HomeCachoeira São Valentim

À margem esquerda do Rio Claro, aproveitando o desnível de 80 metros da Cachoeira de São Valentim, está a usina hidroelétrica que recebe o mesmo nome.  Para chegar à casa de máquinas,é preciso descer uma escadaria com 352 degraus.

Inaugurada em 1911, pela Companhia Força e Luz de São Valentim, a usina pertenceu a Companhia Prada de Eletricidade e, posteriormente, à CESP (Companhia Energética de São Paulo), até ser desativada em 1976.

Uma das mais antigas hidrelétricas paulistas, a Usina São Valentim abastecia, além de Santa Rita do Passa Quatro, as cidades de Porto Ferreira e Pirassununga.

Em 1998, o patrimônio passou a integrar o acervo da então Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, hoje Fundação de Energia e Saneamento.

Em 2006, com a crise da energia elétrica em todo país, foi dado início ao processo de reativação da Usina, que hoje está ativa novamente, gerando energia elétrica, em suporte à rede existente.

No local é possível avistar a parte de cima da cachoeira e sua queda livre de aproximadamente 60 metros de altura, a barragem, o vale com a casa de máquinas lá no fundo, além da natureza exuberante que compõe o parque.

Atrativos

https://estacao-pixie.s3.amazonaws.com/2018/10/Logo-Prefeitura.png
https://estacao-pixie.s3.amazonaws.com/2018/10/Histo%CC%81rias-e-Vales.png
https://estacao-pixie.s3.amazonaws.com/2018/10/Comtur.png

Estância Turística Santa Rita do Passa Quatro
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Pixie Comunicação

Login

Register

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our política de privacidade.

Already have account?

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.